quarta-feira, 19 de setembro de 2012

Tudo sobre as pegadas de dinossauros na Bacia do Rio do Peixe



                               Tudo sobre as pegadas de dinossauros na Bacia do Rio do Peixe, veja fotos :


Desde muito tempo atrás os agricultores da Bacia do Rio do Peixe usam lâminas de rochas sedimentares para a construção de cercas, de moradias rurais e os mais diversos usos afins porque fornecem cortes perfeitamentecretos e planos.
Com os pedaços de rochas sedimentares cortados, vão juntos desde pegadas de dinossauros a outras ocorrências da paleontologia que no desconhecimento dos sertanejos nem sabem distinguir o que seja ou pegada ou uma depressão geológica erosiva na rocha cretácea.
“Já há alguns dias passados percorrendo roças encontrei ao pé de cercas pedaços de rochas contendo pequenas pegadas de dinossauros”.
“Num pedaço de rocha há uma pequena trilha com três pegadas em linha reta. Já em outro duas pegadas preenchidas por sedimentos, seguindo em sentidos opostos, muito interessantes e por que não dizer: inéditas”. “Antes, havia encontrado pegadas idênticas as que achei em pedras soltas ao pé de cercas nos sítios Juazeirinho e Araçás, no município de São João do Rio do Peixe - PB” (fotos).
No passado o paleontólogo Giuseppe Leonardi catalogou inúmeras pegadas de dinossauros que existiam em cercas de pedra no sitio Cabra Assada, no município de São João do Rio do Peixe. Com a construção da BR-405/PB essas cercas foram totalmente destruídas porque estavam no leito da nova rodovia.
Vale destacar que essas preciosidades da paleontologia que se encontra em tais condições, ou seja, passíveis a destruição, fornecem preciosas informações de interesse científico, carecem, entretanto de serem levadas para museus preferencialmente localizados na Bacia do Rio do Peixe, com a indicação dos locais onde foram encontradas para a admiração do público em geral e futuras pesquisas sobre o Vale dos Dinossauros.





Nenhum comentário:

Postar um comentário